Web Radio Jesus Cristo Gospel: 2016-02-14

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cidades do DF que têm maior incidência de dengue acumulam mais lixo

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Brazlândia, São Sebastião, Ceilândia e Planaltina somam 55% dos casos de dengue na capital federal — juntas acumulam 1.049 infecções. As cidades também lideram a lista dos locais onde ocorre o maior número de descartes irregulares de lixo. Apenas em janeiro, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 12.870,25 toneladas de entulho nas ruas e áreas públicas. Para autoridades sanitárias, o aumento de 375% no índice de chuvas, em relação ao mesmo período de 2015, agravou a ascensão das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A falta de atenção do brasiliense com o lixo tem pressionado a saúde pública. Em Ceilândia, a 30km do Plano Piloto, por exemplo, a quantidade de resíduos retirados da rua equivale a 85,8% da coleta regular dos domicílios. Os reflexos negativos são sentidos pela própria população. Lá, a dengue avançou 428% em uma semana — 169 moradores da cidade estão doentes.
Em São Sebastião, é visível o descaso do poder público e dos moradores: lixo, obras inacabadas e carros abandonados acumulam água da chuva. Os rejeitos modernos jogam contra o combate mais uma vez. A cidade esteve em estado de alerta durante a epidemia de 2013. Agora, o governo teme que o problema volte a afete a região, distante a 21km do centro de Brasília. Atualmente, a incidência de dengue atinge 250 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
A auxiliar de serviços gerais Soraia Lima, 27 anos, conhece os problemas que o desleixo provoca. Ela e o marido tiveram dengue. Soraia acredita que um amontoado de lixo perto de casa aumenta a incidência do mosquito. “Meu marido pegou primeiro e, quando ele melhorou, comecei a sentir os sintomas. Tem que ter muita atenção. Também tenho medo pelo meu filho, que só tem 4 anos. Se ele pegar, nem sei o que acontece”, conta, ao explicar que o caminhão não passa para recolher os dejetos.
O diretor da Vigilância Ambiental, Divino Valero Martins, teme que São Sebastião seja novamente o epicentro da crise. “Nas últimas duas semanas, percebemos esse cenário. Houve uma resposta maior no começo da mobilização, por causa do medo, mas, depois, a população relaxou. O mosquito é urbano, está dentro das nossas casas, e a expansão demográfica alta, como a de São Sebastião, pode colocar em risco a população”, alerta, ao esclarecer que há risco de surto na cidade. Brazlândia já vive situação epidêmica.
O especialista em doenças infectocontagiosas Eduardo Espíndola atribui o aumento das doenças transmitidas pelo Aedes ao crescimento desordenado e à falta de planejamento urbano. “Muitas vezes, as pessoas adoecem por questões basicamente de higiene. Várias patologias são evitadas quando se há um cenário limpo. Basta comparar cidades com bom saneamento básico com aquelas que não o possuem”, explica.
Abandono

Em um mês, o porteiro Cícero Silva, 35 anos, teve dengue duas vezes. Na primeira contaminação, ele não esperou o resultado do exame sair e foi trabalhar logo em seguida. Algumas horas depois, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião entrou em contato para relatar que o teste deu positivo. “Eu estava ruim, mas não achava que era isso. Como a UPA estava lotada, nem esperei. Só fiquei sabendo quando recebi a ligação”, admite. Na quarta-feira desta semana, Cícero voltou à unidade, com os mesmos sintomas. Chegou às 21h e só saiu às 3h. O resultado repetiu o anterior: Cícero está novamente com dengue.  “Eu só sei que é cruel essa sujeira por aqui. Eles falam que vão tirar, mas só recolhem metade”, reclama.
O problema não se restringe às cidades mais distantes. Ontem, militares do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) vistoriaram o Parque da Cidade, no centro do poder. Os soldados encontraram latas de tintas e baldes com água e larvas do mosquito. No Estacionamento 13, em frente à administração do parque, a 3,8km do Palácio do Buriti, sede do Executivo local, diversas larvas foram recolhidas. “Identificamos quais são os pontos mais críticos e vamos ter atenção especial com eles”, garantiu o administrador do parque, Alexandro Ribeiro.
A Defesa Civil está preparando um mapeamento das regiões mais críticas. O órgão quer acompanhar a situação dos locais. Agentes fotografam áreas com lixo, por exemplo, e montam um banco de dados. Amanhã, uma operação vai levar homens às ruas para identificar pontos de descarte irregular de rejeitos e com focos do Aedes aegypti. Informações do mais recente levantamento da Agência de Fiscalização (Agefis) mostram que na capital federal há 897 espaços onde entulho é jogado sem qualquer critério. Segundo o SLU, cerca de 80% dos endereços passam por limpeza e voltam a ficar sujos.

Á Sua Saúde

Novo teste na prevenção ao câncer de ovário

A prevenção é fundamental em saúde e uma nova técnica, anunciada no fim do ano passado, promete ser uma boa esperança para preservar a vida de milhares de mulheres que contraem anualmente o câncer de ovário. Aqui no Brasil representa aproximadamente 4% do total de casos de cânceres entre mulheres, o que o coloca na oitava posição entre as modalidades de tumores mais comuns para o sexo feminino.
Publicada no periódico científico “The Lancet”, a nova técnica é um teste sanguíneo periódico e para o qual foi desenvolvido um algoritmo especial que permite – associado a outros exames – diagnosticar precocemente o câncer. Este é um diferencial super importante, pois este tipo de tumor é daqueles que classificamos de silenciosos. Em geral, ele só é detectado em estágios já avançados, quando o tratamento é muito difícil. Com isso, até 60% das mulheres doentes morrem em um prazo de até cinco anos.
O método foi criado por pesquisadores do Instituto para Saúde da Mulher do University College London. Ao longo de dez anos (2001 a 2011) reuniram mais de 200 mil mulheres, divididas em três grupos de acompanhamento num projeto chamado de Ensaio Colaborativo para Rastreio do Câncer de Ovário do Reino Unido (UKCTOCS).
Um dos grupos, com 50 mil mulheres, foram submetidas a exames anuais de ultrassom, que normalemente são indicados para diagnósticos da doença. Outras 100mil não foram submetidas a nenhum exame e as 50 mil restantes fizeram testes para identificar a presença no sangue da proteína CA125. Mas com uma novidade em relação à tradicional aplicação deste teste. Eles desenvolveram o chamado Algoritmo de Risco de Câncer de Ovário, no qual as avaliações variam de acordo com cada pessoa. Dessa forma, não se levou mais em consideração níveis absolutos da proteína no sangue, mas seu percentual de acordo com cada diferente organismo.
Dessa forma, foi possível maior precisão do teste e com resultados que chegaram a uma redução de 28% na mortalidade das mulheres participantes do teste.
É uma notícia que traz esperança, afinal este é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal. Em geral atinge mulheres a partir dos 40 anos, mas pode ser registrado em todas as faixas etárias e tem associação com fatores genéticos.
Aquelas que têm parentes de primeiro grau (mãe e irmãs) que tiveram a doença têm maiores riscos. Assim como as que não tiveram filhos ou passaram pela menopausa tardiamente. Quem teve câncer de mama também está no grupo de risco mais elevado.
Apesar de não apresentar sintomas até atingir estágio avançado, fique atenta a pequenos indícios. Converse com seu médico e procure acompanhar as modificações em seu organismo. Quando já está mais adiantada a doença provoca dores abdominais,  constipação ou dificuldades na alimentação, sensação de prisão de ventre, aumento da urina, ganho ou perda de peso súbito e hemorragia vaginal anormal, por exemplo.
Fique atenta e não confunda o câncer de ovário com câncer de colo do útero. O exame de Papanicolau só detecta o segundo.
Abuse da prevenção. Evite alimentos gordurosos e a obesidade. Faça os exames clínicos, defina um calendário regular de visita ao ginecologista e cumpra.


Ciência e Tecnologia


'NYT': Argentina enfrenta pior epidemia de dengue em 7 anos

Em 2009 foram notificados 27.000 casos e cinco mortes

Matéria publicada nesta quinta-feita (18) no The New York Times, por Jonathan Gilbert, conta que a Argentina está lutando contra sua pior epidemia de dengue em sete anos. A grande quantidade de mosquitos Aedes aegypti, que também transmite o Zika vírus, se alastrou principalmente na região Nordeste do país.
O jornal americano informa que as autoridades de saúde do governo estão lutando para deter a propagação do vírus. Haviam 4.900 casos de dengue notificados até as primeiras cinco semanas do ano, de acordo com dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde. Especialistas dizem que o número pode ser 10 vezes maior.
Em 2009 foram notificados 27.000 casos e cinco mortes
Em 2009 foram notificados 27.000 casos e cinco mortes
Segundo a reportagem, apenas uma morte através do vírus foi relatada até o momento, mas ainda faltam algumas semanas de verão no hemisfério sul, fator que proporciona condições de criação ideais para os mosquitos.
Em 2009, o ano da última epidemia de dengue da Argentina, foram notificados 27.000 casos e cinco mortes.
"Nós estamos esperando algo ainda pior do que em 2009", disse Hernán G. Solari, professor de física na Universidade de Buenos Aires, que pesquisa dengue e mosquitos Aedes aegypti. 
"O surto vai continuar crescendo até março ou abril."

Dilma pede a evangélicos apoio no combate ao Aedes aegypti

Na reunião que teve com lideranças evangélicas no fim tarde desta quinta-feira (18) no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff pediu apoio da igreja contra o Aedes aegypti, segundo informou o presidente da Igreja Fonte de Vida, César Augusto. O mosquito transmite o vírus da zika (associado aos casos de microcefalia em bebês), da dengue e da febre chikungunya.
O encontro durou mais de três horas nesta quinta. Segundo o líder, a Igreja Evangélica tem 43 milhões de seguidores, o que pode resultar em uma ação "grande" nos templos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um total de 42,3 milhões de evangélicos no país.
Na entrevista desta quinta, César Augusto disse que a igreja pediu apoio logístico do governo, como informações sobre o mosquito e locais onde é preciso combatê-lo, porque, segundo ele, assim o trabalho se tornará "mais eficaz".
“A reunião foi extremamente produtiva. Foi uma convocação da presidenta Dilma para que pudéssemos trabalhar juntos contra esse vírus zika. […] Saímos daqui conscientes de que podemos estar juntos neste combate contra essa praga que está sobre o Brasil”, disse.
“Cada pastor vai tomar uma posição diante de sua congregação, falando aos fiéis sobre a importância do combate ao mosquito e vamos produzir materiais, cada igreja, para que possamos fazer algo mais eficaz”, acrescentou.
Na semana passada, a presidente já havia tido reunião semelhante, também no Planalto, com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Para esta sexta (19), está prevista uma nova fase da mobilização nacional contra o Aedes aegypti. Ao todo, segundo a Casa Civil, serão visitadas cerca de 190 mil escolas pelo país para conscientizar os estudantes sobre como combater o mosquito transmissor do vírus da zika.
No dia de mobilização, a presidente Dilma e pelo menos 27 dos 31 ministros do governo viajarão pelo país. Isso já havia ocorrido no último dia 13, quando 428 cidades foram visitadas por ela e seus ministros, além de cerca de 220 mil militares das Forças Armadas.
Aborto
Sobre se a Igreja Evangélica é contra o aborto, o líder da Fonte de Vida respondeu: "O meu posicionamento é que sou contra o aborto. Eu sou contra o aborto. Temos de combater o vírus, não a vida. Eu sou contra o aborto. [...] E nós orientamos, hoje, as pessoas a evitar engravidar enquanto nós passamos por este momento".
Questionado sobre se a igreja pedirá para as pessoas evitarem ter relações sexuais, acrescentou: "Tenham sexo conforme a sua vontade, mas usem preservativo que está tudo bem".

Governo faz campanha nas escolas contra o Aedes nesta sexta

O governo federal faz campanha nesta sexta-feira (19) em escolas contra o Aedes aegypti. O Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika tem como meta alertar professores, alunos e funcionários das escolas para a necessidade de combater o Aedes.

O mosquito, encontrado em todos os estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso, sua proliferação é uma ameaça importante à saúde pública.
O dia de mobilização promovido peloMinistério da Educação (MEC) é dirigido principalmente para 115 cidades que foram consideradas prioritárias em um levantamento do Ministério da Saúde. O MEC espera atingir, ao menos, 188.673 escolas de educação básica, 63 universidades federais e 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, estima que o sistema de ensino brasileiro reúna um grupo com 60 milhões de estudantes, professores e servidores que podem ser convocados para campanha permanente contra mosquito.
Desde o início desta semana, militares das Forças Armadas e agentes de saúde vêm fazendo ummutirão para eliminar focos do mosquito em 270 municípios do país. Nesta sexta há previsão da presença da presidente Dilma e de ministros em visitas de conscientização.
Segundo a Casa Civil, serão visitadas cerca de 190 mil escolas pelo país para conscientizar os estudantes sobre como combater o mosquito transmissor do vírus da zika. No dia de mobilização, a presidente Dilma e pelo menos 27 dos 31 ministros do governo viajarão pelo país. Isso já havia ocorrido no último dia 13, quando 428 cidades foram visitadas pela presidente e seus ministros, além de cerca de 220 mil militares das Forças Armadas.
Nesta sexta, a presidente visita um colégio em Juazeiro, na Bahia, enquanto o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, estará em uma escola estadual em Fortaleza.
Dengue, zika e chikungunya
Só este ano, até o dia 23 de janeiro, foram notificados 73.872 casos de dengue no país. No mesmo período no ano passado, foram 49.857 casos, aumento de 48%. A situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que 2015 já foi recordista em casos de dengue: 1,6 milhão de casos no ano todo, maior número desde que começaram os registros, em 1990.
O vírus da zika, que passou a ter transmissão local no Brasil em abril de 2015, já existe em 22 unidades da federação. A preocupação maior, no caso desse vírus, é a associação provável com o aumento de casos de microcefalia no país. Segundo boletim divulgado nesta sexta, já existem 5.079 notificações de suspeita de microcefalia no país.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SE VOCÊ VACILA NO DIA DA DIFICULDADE A SUA FORÇA É PEQUENA

SE VOCÊ VACILA NO DIA DA DIFICULDADE A SUA FORÇA É PEQUENA

Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força! Provérbio 24.10.
Nenhum de nós quer passar por dificuldades, na verdade todos nós gostaríamos de passar a nossa vida sem problemas e tudo correndo as mil maravilhas.
Se você vacila no dia da dificuldade a sua força é pequena
O desejo é totalmente legítimo, porém sabemos que isto jamais acontecerá, todos nós estamos passando ou passaremos por dificuldades. “Sugerimos que você leia também: O medo do fracasso faz com que as pessoas se escondam”.
Entretanto, apesar de não parecer, os tempos difíceis podem ser muito úteis para nós, pois, com certeza, o fortalecimento do nosso caráter passa por aí.
Quando Jeremias reclamou com Deus o fato de estar passando por momentos difíceis, recebeu como resposta um questionamento, de como ele poderia enfrentar momentos realmente complicados se estava perecendo diante de problemas tão pequenos.“Outra ótima leitura para você seria: Não retarde as suas decisões quando Deus lhe mostra o que fazer”.
E esta resposta dada por Deus a Jeremias nos mostra, de uma forma muito clara, que jamais conseguiremos enfrentar grandes desafios sem antes passar por um processo de amadurecimento, onde está implícito o enfrentamento de dificuldades, a perseverança, a disciplina, que nos irão dando a força necessária para vencer os problemas maiores que, certamente, surgirão em nossas vidas

O Amor

O AMOR REQUER VONTADE E ESFORÇO

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Romanos 12.9.
Todos nós fomos ensinados a ser educados, atenciosos e solidários com o sofrimento alheio, além de procurar ajudar da melhor maneira possível.
O amor requer vontade e esforço
Porém, não basta somente saber disso, é preciso colocar em prática o que aprendemos e de forma sincera, já que se fizermos isto de forma superficial estaremos sendo fingidos e hipócritas.“Sugerimos que você leia também: Promessas de Deus podem ser condicionais ou incondicionais”.
É bom lembrar que, caso venhamos a escolher o caminho do fingimento, talvez consigamos, durante algum tempo, enganar que estamos solidários com o sofrimento de alguém, mas, com certeza, não conseguiremos fazer isto durante todo o tempo, então, num determinado momento a verdade virá à tona. “Outra ótima leitura para você seria: O erro de deixar Deus em segundo plano”.
Deus nos conclama a um amor sincero e verdadeiro que excede ao comportamento formal que muitos de nós temos em determinadas situações. …Leia o artigo completo…

CONSIDERE AS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE FAZER QUALQUER ESCOLHA

Visto que Edom se recusou a deixá-los atravessar o seu território, Israel desviou-se dele. Números: 20.21
Israel enviou uma mensagem ao povo de Edom pedindo para passar pela estrada principal daquela cidade, porém os edomitas não permitiram por não confiar que eles quisessem somente isto, ou seja, ficaram com receio que os israelitas atacassem as suas plantações.
Considere as consequências antes de fazer qualquer escolha
Moisés tinha duas opções quais sejam, não atender à proibição imposta e, nesse caso, ocorreria um conflito entre os dois povos ou atender e não passar pela tal estrada se desviando dela. “Sugerimos que você leia também: O homem segundo o coração de Deus”.
Como podemos ver pelo versículo tema deste texto, Moisés optou pela segunda, porque sabia que haveria outros impedimentos nos meses que se seguiriam e, pensando justamente nas possíveis consequências de uma decisão de enfrentamento, resolveu procurar outro caminho.“Uma ótima leitura para você seria: Acima do bem e do mal”.
O que estamos vendo é que Moisés entendeu que não valeria à pena as consequências de uma decisão que poderia ocasionar um conflito.
E é sobre isto que gostaríamos de refletir neste texto, das consequências oriundas de nossas escolhas, que podem ser ruins ou boas, mas que devem ser pesadas antes de qualquer decisão. …Continue lendo o artigo…

QUER VER MUDANÇAS EM SUA VIDA? MUDE A SI MESMO

Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. Eclesiastes: 9.11
Quer ver mudanças em sua vida? Mude a si mesmo

Não há progresso sem mudanças e quem não consegue mudar a si mesmo acaba não mudando coisa alguma.
A frase acima do jornalista irlandês George Bernard Shaw é a mais pura das realidades e, muitas vezes, não conseguimos perceber que a mudança de nossa vida começa não do lado de fora e sim no lado de dentro. “Uma ótima leitura para você seria: Escolha ser feliz”.
Por isso, quer ver mudanças em sua vida? Mude a si mesmo, pois tudo aquilo que acontece à sua volta é reflexo daquilo que você é.
Não tenha medo ou preguiça de dar o primeiro passo, pois pior do que caminhar devagar é não caminhar.
Arrisque! Tente! Não espere que Deus faça o que é para você fazer. “Sugerimos que você leia também: Não se torne vítima da religiosidade”.
Mude você, assim Deus mudará o mundo!

Reflexão

O QUE VOCÊ ACHA QUE DEUS ESPERA DO HOMEM?

E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem?

(Deuteronômio: 10.12-13)

O título de nosso texto é: O que você acha que Deus espera do homem? E, nos versículos acima, Moisés responde a esta pergunta de uma forma bem simples e segura.
O que você acha que Deus espera do homem?
Em primeiro lugar Deus espera que o ser humano o respeite, isto é, que reconheça os Seus atributos, pois Ele é Santo, Todo-Poderoso, Justo, Puro, Onisciente, Onipotente, Onipresente e a fonte de toda a sabedoria.
Em segundo lugar Deus espera que o homem tenha uma vida totalmente de acordo com os Seus princípios, isto é, que em toda a sua trajetória o Senhor seja colocado na frente.
Em terceiro lugar Deus espera que o homem O ame e O adore de todo o seu coração e toda a sua alma, ou seja, que jamais seja colocado em segundo plano.
Em quarto lugar Deus espera que o homem obedeça aos Seus mandamentos, pois eles são disponibilizados a todo o indivíduo para o seu próprio bem. …Leia o artigo completo…

OS ARTIGOS MAIS VISITADOS NO BLOG PALAVRA FIEL EM 2013


Os artigos mais visitados mais visitados no Blog Palavra Fiel em 2013
Completamos este ano o total de 614.211 visitas, que acessaram 3.483.012 páginas, contabilizando uma média de, aproximadamente, 28.000 visitas/mês.
Sinceramente, quando iniciamos este projeto não tínhamos a menor noção de que poderíamos atingir estes números de visitantes, que muitos podem até achar uma quantidade pequena, mas para nós é um número fantástico, pois não temos nenhuma parceria e não estamos vinculados a ninguém, o que faz com as dificuldades de visibilidade na internet aumentem muito, ou seja, as pessoas que chegam ao nosso Blog o fazem, somente, de forma espontânea.
Sendo assim, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos prestigiaram no ano de 2013 e prometemos continuar com o mesmo empenho na divulgação da Palavra de Deus em 2014.
Através de mensagens, artigos e vídeos, reafirmamos o nosso compromisso de continuar a promover o Reino de Deus de forma séria e isenta, com a única intenção de mostrar que rio existe um rio de água viva e aquele que beber desta água jamais terá sede.
Como fazemos todos os anos apresentamos duas listas. A primeira dos artigos mais lidos em 2013 e a segunda dos artigos publicados em 2013 e que foram mais visitados:  …Leia o artigo completo…

NÃO DEVEMOS RETRIBUIR O MAL COM O MAL E SIM COM BONDADE E PERDÃO

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber”. “Fazendo isso você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12: 19.21.
Não devemos responder o mal com o mal e sim com bondade e perdão

Quando somos ofendidos ou prejudicados de alguma forma o nosso primeiro pensamento é reagir e é muito natural esse tipo de atitude, pois faz parte da essência do caráter do ser humano.
Mas, por ser natural não significa que esta seja a atitude correta, pelo contrário, responder o mal com o mal é um comportamento abominável aos olhos de Deus. “Sugerimos que você leia também: O perdão e o Reino dos Céus”.
Na outra ponta desse comportamento existe uma forma de reação que não tem a nada a ver com o interior do homem, que é o perdão. “Você não pode deixar de ler também: O seu destino pertence a você”.
E é sobre estes dois tipos de reações que os versículos tema desse texto tratam, isto é, que não devemos responder na mesma medida quando somos ofendidos ou prejudicados,  longe disso, devemos retribuir com atos de bondade e perdão. …Leia o artigo completo…