Web Radio Jesus Cristo Gospel: 2015-08-30

sábado, 5 de setembro de 2015

Noticia Geral

Hotel em Portugal é evacuado por suspeitas de Legionella

Há suspeita que a rede de água do estabelecimento possa estar contaminada com a bactéria.

DR

Uma unidade hoteleira da cidade do Porto, em Portugal foi evacuada por suspeitas de Legionella, relatou a publicação portuguesa "Jornal de Notícias".
PUB
Os hóspedes começaram a abandonar o Hotel Boa-vista, na Foz do Douro, esta sexta-feira à noite após suspeita que a rede de água do estabelecimento possa estar contaminada com a bactéria.
Ainda segundo a publicação, estão sendo feitas análise e que não há, por enquanto, indícios de que alguém tenha contraído a doença do legionário.
Os “organismos oficiais tomaram as devidas precauções, devido aos indícios de epidemia na zona ocidental da cidade”, contou o diretor do Hotel Boa-vista.
Já o diretor-geral da Saúde da cidade, Francisco George, disse que este caso não tem relação com os 12 outros casos de Legionella registados na região Norte do país.
A Legionella
Esta bactéria se reproduz na água e após a inalação da mesma, a pessoa pode ter infeções como a Febre de Pontiac - forma menos severa, sem pneumonia, semelhante a uma gripe - ou a Doença do Legionário - forma mais grave, com pneumonia, podendo evoluir para uma pneumologia grave e que necessita de tratamento farmacológico.

Áustria e Alemanha vão receber refugiados que estão na Hungria

O governo húngaro anunciou na noite de ontem, ao fim de vários dias de impasse, ter aceitado mobilizar cem ônibus para levar à fronteira com a Áustria os cerca de 1.200 refugiados

O governo austríaco anunciou hoje (5) que Áustria e Alemanha aceitam receber todos os milhares de refugiados que a Hungria decidiu reencaminhar para a fronteira nas próximas horas.
PUB
A chancelaria austríaca disse que a decisão, motivada pela “situação de urgência atual na fronteira húngara”, foi anunciada ao primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, pelo chanceler austríaco, Werner Faymann, em concordância com a chanceler alemã, Angela Merkel.
O governo húngaro anunciou na noite de ontem, ao fim de vários dias de impasse, ter aceitado mobilizar cem ônibus para levar à fronteira com a Áustria os cerca de 1.200 refugiados que já estão seguindo nesta direção e também os que se mantêm concentrados na principal estação ferroviária de Budapeste.
Áustria e Alemanha continuam na espera de que a Hungria “respeite as suas obrigações europeias incluindo as relacionadas com o acordo de Dublin”, que rege os regimes de asilo na União Europeia, destacou a chancelaria de Viena. Com informações da Agência Brasil.

Europa "tem de abrir os olhos" ao sofrimento de milhares de migrantes

O chefe da diplomacia austríaca disse que o sofrimento de milhares de migrantes bloqueados na Hungria, e que agora estão a ser levados para o seu país, era uma "chamada de atenção" para a Europa

Milhares de migrantes exautos entraram esta madrugada na Áustria, provenientes da Hungria, depois de terem ficado vários dias bloqueados na principal estação de trem, em Budapeste, na capital húngara, enquanto o governo insistia que eles não podiam seguir viagem por não terem a documentação necessária.
PUB
"Isto tem de servir para abrir os olhos em relação à situação caótica em que a Europa está", disse Sebastien Kurz, chefe da diplomacia da Áustria, ao chegar para uma reunião informal com os seus pares europeus a propósito da crise dos migrantes.
"Espero que isto sirva como uma chamada de atenção de que (a situação) não pode continuar assim", acrescentou.
A situação na estação ficou bastante tensa, com mais de 1.000 migrantes a desafiarem as autoridades e a iniciarem uma marcha a pé em direção à fronteira com a Áustria.
"Graças a Deus, o problema pode ser resolvido de forma humanitária na noite de sexta-feira", continuou, advertindo que esta era somente uma solução para um problema imediato.
"Alguém que pensa que pode ficar de fora deste problema está enganado", adiantou.
O Ministério do Interior austríaco estima que o número total de migrantes da atual vaga possa ascender a 10.000.
Cerca de 4.000 pessoas cruzaram a fronteira durante a noite e madrugada de hoje, horas depois de as autoridades hungaras terem começado a levar os migrantes até à fronteira com a Áustria.
As 28 nações da UE estão bastante divididas sobre o que faze rem relação aos fluxos de migrantes, a maior parte pessoas que abandonaram os seus países para fugir aos conflitos que acontecem no Médio Oriente e Norte de África.
A Alemanha liderou os esforços para a abertura das fronteiras, dizendo que poderia aceitar até 800.000 refugiados este ano, e apoiando planos para quotas obrigatórias nos países da UE.
A Hungria, juntamente com muitos países do leste que se tornaram novos membros do bloco europeu, opõem-se ao sistema de quotas e insistem que as regras atuais devem ser aplicadas, com os requerentes de asilo a terem de fazer o pedido de asilo no primeiro país onde chegam e não o no país para onde querem ir.
A maior parte dos refugiados são sírios que chegam via Grécia, país que também já têm uma grande quantidade de migrantes.

Caiu na Rede Virou Noticia

Brasil vai prorrogar regra que facilita concessão de refúgio a sírios

Dilma afirmou que o Brasil se distingue do resto do mundo pela diversidade étnica e pela capacidade de "resistência" e "superação"

Reuters

A crise de refugiados na Europa já avançou para todo o mundo e, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o Brasil quer fazer sua parte para ajudar aos sírios. Para isso, o governo quer prorrogar as regras que flexibilizam o ingresso dessa população no Brasil 
PUB
A medida faz com que seja mais fácil conseguir o visto brasileiro. Uma vez que se encontrem em solo nacional, os sírios podem solicitar o refúgio. "A situação é dramática e o Brasil não pode se furtar de ajudar como puder", disse à Folha o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos. 
"A foto do menino Aylan Kurdi chocou o mundo e é uma demonstração clara e evidente de como a situação tem se agravado", acrescentou.  
A presidente Dilma Rousseff também se mostrou comovida com a imagem e aproveitou a oportunidade para criticar a conduta dos países europeus. "Todos vocês viram aquele menininho sírio de três anos, morto porque não foi acolhido, morto porque foi abandonado, morto porque os países criaram barreiras para a entrada desse menino", disse ela. 
A presidente ainda acrescentou que o Brasil se distingue do resto do mundo pela diversidade étnica e pela capacidade de "resistência" e "superação" dos brasileiros. "Nós somos um país composto por pessoas de vieram de todas as partes do mundo, além dos povos tradicionais indígenas que aqui estavam [...] Se tem uma uma riqueza que perpassa esse país é essa diversidade", afirmou. 

País crescerá, se mantiver grau de investimento, diz Levy

Na avaliação do ministro, já há sinais de recuperação da economia, especialmente nas contas externas, com melhor desempenho das exportações líquidas

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse neste sábado que até o final do ano a economia voltará a crescer, na margem. "Mas só vai ter retomada do crescimento se não tiver perda do grau de investimento", afirmou em entrevista, numa das várias vezes que enfatizou a necessidade da realização do ajuste fiscal. "A questão do investment grade gera incertezas. E quando há dúvidas, fica difícil o PIB crescer", ponderou.
PUBNa avaliação do ministro, já há sinais de recuperação da economia, especialmente nas contas externas, com melhor desempenho das exportações líquidas. "A agricultura vai bem. A safra cresceu 8%, segundo alguns", acrescentou. "Daqui a pouco, as empresas reduzirão bem os estoques", disse. Levy fez os comentários ao lado do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, depois de participarem das reuniões do G-20 na capital da Turquia. Com informações do Estadão Conteúdo.

Giro de Noticia 2

Incidência de raios já pode ser prevista com 24 horas de antecedência

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo



Um serviço inédito de previsão de raios foi lançado  hoje (4) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, São Paulo, durante cerimônia de comemoração dos 54 anos do Intituto. O sistema permite prever a incidência de descargas atmosféricas com 24 horas de antecedência. 
PUB
De acordo com o INPE, a partir do próximo verão as informações do sistema estarão disponíveis para os veículos de comunicação, como já ocorre com a previsão do tempo.
O sistema foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de físicos, matemáticos, geógrafos, engenheiros e técnicos de computação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vincualdo ao INPE. O coordenador do ELAT, Osmar Pinto Junior, informou que o objetivo do serviço é evitar mortes e acidentes causados por raios.
“Hoje temos cerca de 120 mortes por ano e 500 pessoas feridas, ou seja, 620 pessoas são atingidas por ano no Brasil. A proposta é que a divulgação da previsão permita que as pessoas se organizem para evitar acidentes.”
O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. “São entre 50 e 60 milhões de descargas por ano, com maior volume no verão”, disse Osmar. Segundo ele, todas as regiões do país têm áreas com alta incidência de raios, como a parte oeste dos estados da Região Sul e a área da Grande São Paulo, no Sudeste, e o estado do Piauí, no Nordeste.
O coordenador do ELAT acrescentou que a previsão funciona a partir de programas de computador que medem dados que indicam o comportamento atmosférico. “É um processo parecido com o da previsão do tempo. Nesse caso, identificamos as variáveis que influenciam a formação dos raios.”
Para saber onde ocorrerão raios, o sistema compara informações da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas sobre vento, temperatura, umidade e concentração de gelo em diferentes alturas na atmosfera, dentro das nuvens e no solo. Com informações da Agência Brasil.

Marinha do Brasil resgata imigrantes no Mar Mediterrâneo

Duzentos e vinte imigrantes foram resgatados na tarde dessa sexta-feira (4) no Mar Mediterrâneo pela corveta Barroso da Marinha do Brasil

Passageiro flagra piloto usando celular durante decolagem

O momento foi capturado por um passageiro que ficou chocado com a situação

DR
Um passageiro flagrou um piloto fora de serviço utilizando o celular durante a decolagem. Por norma, é pedido a todos os viajantes que desliguem os dispositivos móveis para que não haja qualquer interferência com o sistema do avião.
PUB
Apesar do piloto conhecer as regras, decidiu não cumpri-las, segundo o Mirror. As imagens foram capturadas pelo passageiro Chad Tillman que viajava pela companhia aérea American Airlines, num voo que partiu de Charlotte rumo a Tampa, nos Estados Unidos.
No vídeo, o homem está vestido com o uniforme e escrevendo uma mensagem, em seguida entrou em sua conta do Twitter e até fez uma busca pela internet.
A American Airlines já reagiu ao incidente, indicando que este não é um piloto que trabalhe para a sua companhia, pedindo a todos os passageiros que cumpram as regras.

Ex-namorada de Mick Jagger desmaia ao vivo no “Big Brother”

Janice foi atendida e medicada em um hospital, depois

 

Reprodução / YouTube
A versão britânica do “Celebrity Big Brother” (edição com celebridades do reality show), deu um susto nos telespectadores durante uma transmissão ao vivo. Janice Dickinson, a ex-namorada de Mick Jagger, teve uma reação alérgica após ser picada por uma abelha.
PUB
Dentro do confessionário, a modelo pediu um remédio para a equipe da atração. “Olha as cores da minha mão, está ficando azul. Está subindo pela minha mão e não quero que atinja o meu coração”, disse segundos antes de cair da cadeira e se debater no chão. A transmissão do “Big Brother” foi cortada logo em seguida.
Janice foi atendida e medicada em um hospital, depois voltou para o programa.

Joelma teria dito que não é Scheila Carvalho para perdoar traição

A ex-morena do É o Tchan, Scheila Carvalho foi traída por Tony Salles, mas resolveu perdoar seu marido

Parece que a separação de Joelma e Chimbinha ganhou mais um capítulo, agora envolvendo um outro escândalo de traição com a ex-morena do "É oTchan" e seu marido.
PUB
De acordo com a jornalista Fabíola Reipert, a loira teria comentado que não é Scheila Carvalho para passar por cima de pulada de cerca.
Para quem não se lembra, Tony Salles ficou com a empresária mineira Kamyla Simioni mesmo estando casado com Scheila Carvalho.

Noticiário de Alerta

PF descobre rede de apoiadores do Estado Islâmico em SP

O grupo apoia o Estado Islâmico, a mais perigosa organização terrorista da atualidade


Nesta sexta-feira (04), a Polícia Militar chegou em uma rua do bairro do Pari, em São Paulo, para uma ocorrência de um "possível assalto". 
PUB
Segundo a "Revista Época", ao chegarem no local, os policiais encontraram uma casa bem diferente das outras do bairro. A propriedade tinha um portão de ferro trancada por 14 cadeados, cerca elétrica e rodeado por uma dezena de câmeras de segurança.
A operação fora autorizada pela Justiça Federal com o objetivo de investigar um grupo suspeito de movimentar ilegalmente mais de R$ 50 milhões em cinco anos.
Ainda segundo a revista, os investigados formam uma célula especializada em lavagem de dinheiro, suspeita de apoiar oterrorismo. Seus integrantes defendem execuções em massa e a morte do presidente americano Barack Obama.
O grupo apoia o Estado Islâmico, a mais perigosa organização terrorista da atualidade.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Giro Total da Noticia

Senado aprova fim de financiamento privado de campanhas políticas

Foi aprovado pelo Senado, na noite da última quarta-feira (2), o fim do financiamento privado de campanhas políticas. Foram 36 votos favoráveis e 31 contrários. De acordo com informações da Agência Senado, embora empresas e pessoas jurídicas não possam mais doar dinheiro a candidatos e partidos políticos, pessoas físicas poderão fazer as contribuições até o limite do total de rendimentos tributáveis do ano anterior à doação. O resultado da votação foi bastante comemorado pelos senadores que defendiam o fim do financiamento privado. O texto base já foi votado e os senadores continuam a apreciar as emendas ao texto.


Dólar alcança a marca de R$ 3,75; valor é o maior desde dezembro de 2002

Em mais um dia de forte alta, o dólar fechou a cotação desta quarta-feira (2) no maior valor desde dezembro de 2002. A moeda norte-americana subiu 1,94% e encerrou o dia cotada a R$ 3,75. Na máxima do pregão, o dólar comercial chegou a atingir R$ 3,77. O mercado se encontra apreensivo com atual situação fiscal do país, após o governo enviar ao Congresso o texto do Orçamento de 2016 com a previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões. Investidores viram na proposta orçamentária um enfraquecimento da posição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, à frente da condução da política econômica do país. *Metro1


Pesquisa encomendada pela Metrópole: quase 70% dos baianos são contra o horário de verão

Nos últimos anos, quando a primavera chega, um assunto se insere nas discussões de maneira bem democrática: dos bares na periferia às reuniões em grandes empresas, questiona-se se a Bahia vai ou não entrar no horário de verão. Encomendamos ao Instituto Dataqualy uma pesquisa que ouviu a opinião de 411 baianos sobre a possibilidade da Bahia voltar a aderir o horário de verão. A resposta foi enfática: a maioria da população é contra o alinhamento do relógio com os 11 estados do país no período de 19 de outubro a 22 de fevereiro. Foram ouvidos homens e mulheres a partir de 16 anos em bairros que compõem as 20 zonas eleitorais de Salvador e, com 95% de confiabilidade, a pesquisa mostrou que 69% dos entrevistados são contra a inclusão da Bahia no horário de verão. Leia mais AQUI.


Deputadas querem proibir uso de minissaia e decotes na Câmara Federal

Após pedido de deputadas incomodadas com os trajes "sensuais" usados por mulheres na Câmara, a Mesa Diretora vai desenvolver um projeto para estabelecer um código de vestimenta na Casa. Segundo o G1, o deputado Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário, adotou a ideia e disse que vai elaborar um projeto com regras para impedir abusos no vestuário feminino. Em seguida, ele apresentará o texto aos outros parlamentares dirigentes. A iniciativa de colocar regras nas roupas femininas que desfilam pela Câmara Federal foi articulação de um grupo de mulheres parlamentares, liderado por Cristiane Brasil (PTB-RJ). Elas defendem que apenas os homens têm normas de vestuários, obrigados a usarem terno e gravata. Beto Mansur garantiu que não vai fazer muitas restrições quanto à formalidade na vestimenta feminina. “Claro que teremos preocupação com o calor e o tempo seco de Brasília. Mas sou um parlamentar no quinto mandato e vejo que existem excessos. Vamos pensar em regras, ver como funciona na iniciativa privada, nos tribunais, e demais órgãos públicos”, disse o deputado ao G1.


MP-BA realiza Eleições Unificadas para Conselho Tutelar de Cruz das Almas

Em 04 de outubro de 2015 todo o Brasil estará envolvido na Eleição dos Membros do Conselho Tutelar. É a sociedade a responsável pela escolha das pessoas que irão atuar em prol da causa da infância e juventude. A unificação da eleição em todo o território nacional ocorreu a partir da Resolução 170/2010 do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Aqui em Cruz das Almas, pela primeira vez, teremos o voto popular para que sejam eleitos os conselheiros tutelares. O voto é facultativo, mas a participação de todos é muito importante. Essa é mais uma oportunidade do cidadão fazer parte da democracia, sendo uma forma de eleger o candidato que saiba que vai se empenhar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Cruz das Almas.
O voto será facultativo e secreto, para os maiores de 16 anos que já possuam título eleitoral. Para ter acesso à votação, basta que a pessoa dirija-se ao local de votação da sua região com o título eleitoral e/ou documento de identidade com foto. 
A eleição está sendo acompanhada e fiscalizada pelo Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Cruz das Almas.

Não há risco de racionamento de energia, diz ONS

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que, apesar de não estar “nas mil maravilhas”, a situação atual dos reservatórios do Brasil é muito melhor que a do ano passado. Ele descartou qualquer possibilidade de racionamento de energia. “Estamos bem. Sem risco de racionamento. Risco zero atualmente independentemente de cálculo, só olhando a vazão e o nível de armazenamento”, disse à Agência Brasil. Chipp informou que os reservatórios estão com 34.4 de armazenamento neste início de setembro e a transição do período úmido será em outubro. O diretor informou ainda que houve uma reunião, nesta quarta-feira (2), com meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cpetec/Inpe) e a previsão é de aumento das chuvas. “Há uma previsão de que essas chuvas gradativamente aumentem e vão chegar a atingir a região do sul de Minas, onde estão as principais bacias. Então, vamos esperar que isso aconteça”, disse. “2015 não é mais preocupante”, acrescentou.

‘Águia de Haia’: 10 prefeitos baianos têm bens bloqueados; metade é filiada ao PDT

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o bloqueio dos bens de 10 prefeitos baianos após as investigações da operação “Águia de Haia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que identificou desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça em 20 de julho e atinge os prefeitos de Camamu (Emiliana Assunção Santos - PP), Itapicuru (José Moreira de Carvalho Neto - PDT), Livramento de Nossa Senhora (Paulo César Cardoso de Oliveira - PRP), Mairi (Raimundo de Almeida Carvalho - PDT), Mirangaba (Dirceu Mendes Ribeiro - PDT), Nova Soure (José Arivaldo Ferreira Soares - PDT), Paramirim (Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt - PSD), Ruy Barbosa (José Bonifácio Marques Dourado - PT), Teixeira de Freitas (João Bosco Bittencourt - PT) e Uauá (Olímpio Cardoso Filho - PDT). A polícia suspeita que o esquema tenha desviado o montante de R$ 57 milhões em verbas federais para o uso exclusivo na área da educação. O registro dos autos, no entanto, não foram localizados nos sistemas da Justiça Federal ou do TJ-BA. Bahia Notícias.

Cruz das Almas: Projeto da Secretaria de Agricultura incentiva jovens estudantes ao cultivo de horta orgânica

Com o objetivo de tirar jovens da rua e fazer com que eles venham a contribuir no sustento familiar a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação, está promovendo curso de cultivo de hortfrut, um projeto que visa incentivar jovens estudantes a aproveitar pequenos espaços no quintal de casa, ou pequenas áreas, para plantar diversos tipos de hortaliças, legumes, inhame, aipim e frutas. É uma forma de ocupação e ensino da agricultura doméstica totalmente orgânica. O curso está sendo ministrado na área da Secretaria de Agricultura, situada às margens da reserva da Mata Atlântica (Mata de Cazuzinha), pelo Engenheiro Agrônomo Moisés Fonseca e pelo Técnico Agrícola Roque Queiroz, com a supervisão do Secretário de Agricultura Sandro Borges. São duas turmas com 30 alunos cada, num total de 60 alunos por semana. Nestas primeiras turmas a Seagri recebe alunos de duas escolas, uma da zona urbana e outra da zona rural. Com aulas práticas e teóricas os alunos aprendem desde o preparo do solo até a colheita, que ao final do curso serão doadas aos próprios alunos e a entidades filantrópicas, como a escola Pestalozzi e Lar dos Idosos e também ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

Uso de farol baixo durante o dia poderá ser obrigatório em todo o país

Um projeto de lei aprovado na Câmara Federal pode tornar obrigatório o uso de farol baixo em veículos durante o dia. Pela proposta, o descumprimento da norma será considerado infração média, com multa de R$ 85 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto (PL 5070/13) é de autoria do deputado federal Rubens Bueno, do PPS-PR, já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, seguindo agora em tramitação para a conclusão no Senado. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já recomenda o uso do farol baixo nos veículos durante o dia, no entanto, a orientação é praticamente ignorada pela maioria dos condutores. A obrigatoriedade do uso de farol baixo no período diurno já é aplicada para o tráfego em túneis. *Aratu Online.

Sem atingir a meta, campanha contra polio é prorrogada na Bahia

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que terminaria no dia 31 de agosto, foi prorrogada na Bahia até o dia 10 de setembro. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a prorrogação foi necessária por não atingir a meta de vacinar no mínimo 95% da população alvo da mobilização. Em Salvador, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde o início da estratégia, em 10 de agosto, mais de 102 mil crianças foram imunizadas, o que corresponde a uma cobertura de 66% - faltam 42 mil crianças. No estado, 594.639 crianças foram vacinas, 62,24% da meta. A vacina pode ser encontrada nos postos de saúde do município para crianças entre seis meses e menores de 5 anos.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu esclarecimentos sobre inconsistências encontradas na prestação de contas do senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014. As contas da campanha presidencial do parlamentar ainda não foram julgadas pela Justiça Eleitoral, que continua analisando os documentos contábeis apresentados. A decisão da ministra é do dia 14 de agosto, mas os detalhes sobre as divergências foram divulgados somente ontem (31). Na análise preliminar das contas, os técnicos do TSE informaram que o comitê nacional da candidatura registrou doação de R$ 2 milhões da Empreiteira Odebrecht, investigada na Operação Lava Jato, mas o registro da transferência não consta da prestação de contas do candidato. Segundo os auditores, a campanha deixou de declarar R$ 3,9 milhões em recebimentos estimáveis. O valor foi declarado somente na prestação de contas final. Também houve divergência nos serviços jurídicos prestados pelos escritórios dos ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto e Carlos Velloso. Nas notas apresentadas pela campanha, constam R$ 56,3 mil e R$ 58 mil, mas os escritórios declararam R$ 60 mil em serviços prestados. Outros R$ 4 milhões recebidos não foram declarados pelos doadores. Leia mais AQUI.

Noticias da Região

Barra do Rocha: Município realiza a VI Conferência Municipal de Assistência Social

Conferência ocorreu no Auditório Eraldo Tinoco (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra do Rocha realizou, nesta terça-feira (1º), no Auditório Eraldo Tinoco, no Centro Educacional Manoel Muniz de Oliveira (CEMMO), a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026. O evento reuniu diveras autoridades, associações, instituições da iniciativa pública e privada, alunos, profissionais liberais e a sociedade civil organizada. O evento foi iniciado com a Mesa Oficial e logo depois foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.  
Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026 foi o tema da Conferência (Foto: Divulgação) 
O palestrante da Conferência, que ministrou sobre O Suas que temos e o Suas que queremos”, enfatizou a relevância e o alcance das políticas de assistência social e frisou a importância da participação popular: “Este é um momento oportuno em que a população pode participar ativamente dos debates e  planejar qual Assistência Social deseja para a próxima década”, disse.  Ainda na Conferência, foram eleitos os delegados que apresentarão as demandas do município na Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em Salvador. (Ascom PMBR)
Vítima era vigilante nesta escola (Reprodução Street View) 

O vigilante do Colégio Estadual Cidade de Camaçari Roque Félix Santa Rosa foi morto a facadas por um aluno da instituição na noite desta segunda-feira (31). Segundo informações do major Gilvan, do 12º Batalhão da Polícia Militar (Camaçari), o crime aconteceu dentro da escola, que fica na avenida do Canal, no bairro Gleba A, por volta das 22h. O estudante Everton Santiago da Fonseca, 20 anos, atacou o vigilante quando saia da aula, ainda fardado. Roque foi atingido por golpes de faca em várias partes do corpo e morreu dentro do colégio. O rapaz fugiu após o crime, mas foi localizado por volta de 1h desta terça-feira (1º) por policiais do 12º BPM. Segundo testemunhas, o crime teria sido encomendado por um traficante da região. Ele foi preso em flagrante e levado para a 18ª Delegacia (Camaçari). O colégio suspendeu as atividades hoje. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que Roque estava contratado por uma empresa terceirizada e trabalhava como vigilante na unidade escolar. Ainda segundo a nota, Everton é estudante do turno noturno. Uma equipe da Secretaria da Educação foi encaminhada ao local para auxiliar nas investigações da Polícia Civil. O caso está sendo investigado pela delegada Thais Siqueira Rosário. (Correio)

O site Congresso em Foco divulgou nesta segunda-feira, 31, um levantamento com os nomes de 132 deputados federais que respondem a inquéritos ou a ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Considerando os 513 eleitos que compõem o casa legislativa, o número levantado corresponde a 26% do total. Doze deputados baianos compõem a relação de investigados. Ainda segundo o site, o percentual é inferior ao de senadores que respondem a processos no Supremo, que é de 40%. Mas aponta motivos. O primeiro seria que, provavelmente, o STF - foro exclusivo para o julgamento de deputados e senadores - não recebeu processos que tramitam nos estados. O segundo motivo apontado seria que muitos deputados ainda não têm tempo de vida política suficiente para que sejam detectados atos ilícitos em sua trajetória. A lista traz nomes como do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e José Mentor (PT-SP).  Os baianos citados são Afonso Florence (PT), Arthur Oliveira Maia (SD), Bacelar (PTN), Benito Gama (PTB), Caetano (PT), Fernando Torres (PSD), Félix Mendonça Junior (PTN), João Carlos Bacelar (PR), Paulo Magalhães (PSD), Roberto Brito (PP), Ronaldo Carletto (PP) e Valmir Assunção (PT). *A Tarde.
A proposta passa dos atuais R$ 788,00 para R$ 865,50 

O governo federal entregou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira, 31, a proposta de Orçamento da União de 2016 com a previsão de deficit primário de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do PIB. A peça foi apresentada pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). A  previsão de crescimento da economia para 2016 é de 0,2%. O salário mínimo proposto passa dos atuais R$ 788 para R$ 865,50. Como a proposta ainda será analisada pelos parlamentares, o valor pode ser alterado. Além da proposta orçamentária para 2016, também foi entregue o projeto de lei para o Plano Plurianual 2016-2019, que deve ser apresentado a cada início de um novo mandato presidencial. Pelo plano, o salário mínimo atingirá R$ 910,40 em 2017, R$ 957,80 em 2018 e R$ 1.020,80 em 2019.

Barra do Rocha: Prefeitura inicia ações de manutenção da Iluminação Pública

Empresa Badaró realiza os serviços (Foto: Ascom PMBR) 

A Prefeitura de Barra do Rocha iniciou, na última semana, o serviço de reposição de lâmpadas das vias públicas do município. Segundo a gestão Vera Franco (PSC), quando necessário também são realizados serviços de troca de reator, relê, braço ao tempo e também bocal. Um Caminhão Munck, da empresa Badaró, auxilia nos trabalhos. “Fizemos o mapeamento das ruas que precisam de iluminação e estamos realizamos o serviço. Estamos contando também com o apoio da comunidade, que tem sinalizado diversos pontos que necessitam de iluminação”, disse Lucas Daniel, Secretário de Planejamento, que tem acompanhado a realização dos serviços. (Ascom PMBR)

Censo 2015: Barra do Rocha tem queda de quase 100 habitantes


O município de Barra do Rocha teve uma pequena queda populacional comparado às estimativas de 2014, quando segundo dados do Censo eram de 6.518 habitantes. Atualmente os dados de recenseamento foram reduzidos para 6.424 pessoas, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), servido como base para o repasse de recursos aos municípios

Apesar de queda aparente pequena a redução, a diferença é de quase 100 habitantes, algo que frustra as expectativas anteriores de que fosse registrado um aumento no contingente populacional no município de Barra do Rocha. Na nossa região, Barra do Rocha segue como a penúltima cidade mais populosa. 

Acompanhe respectivamente a ordem de contingente populacional: Jequié - 161.528, Ipiaú - 47.501, Gandu - 32.809, Ubatã - 27.051, Ubaitaba - 20.813, Ibirataia - 17.947, Itagibá - 15.767, Itagi - 13.359, Jitaúna - 13.300, Dário Meira - 12.022, Gongogi - 8.082, Apuarema - 7.762, Nova Ibiá - 7.036, Barra do Rocha - 6.424, Aiquara 4.767.

Trabalhadores dos Correios na Bahia aprovam indicativo de greve para dia 15 de setembro

Os trabalhadores dos Correios na Bahia aprovaram nesta quarta-feira (2), em assembleia, o indicativo de greve para o dia 15 de setembro, a partir das 22h. Caso não haja acordo, serão realizadas novas assembleias em todas as regionais da Bahia e por todo o Brasil, com o objetivo de deflagrar o movimento, que é nacional. Todos os 36 sindicatos do país estão unidos para deflagrar a greve unificada no dia 15. A categoria reivindica reajuste salarial de 12,94%, R$ 40 reais de ticket alimentação e contratação imediata dos aprovados no concurso de 2011. Metro1.